ACOOORRDAAAA, PEDRO MOREIRA!!!

Escola Municipal vereador Pedro Moreira dos Santos - Secretaria Municipal de Educação - Rio das Ostras - RJ - Brasil

FORMANDO CIDADÃOS

FORMANDO CIDADÃOS

Em uma aula sobre direitos humanos, meus alunos e eu percebemos a necessidade de um projeto sobre Direitos Humanos, pois muitos alunos não percebiam a dimensão daquilo que estava sendo exposto na sala de aula.

Eu não sabia nem uma pequena parte do que viria pela frente, do que eu aprenderia com os meus alunos. Eu me emocionei bastante com alguns depoimentos e algumas falas nos debates:

“Eu escrevi o que estava sentindo no meu coração.” Patrick (501)

“Eu peço pros alunos colocarem o restante da comida no meu prato para eu comer, pois minha família já passou fome em Pernambuco e eu sei bem o que é isso. Minha avó ainda está lá e passa por necessidade.” Kerolly (501)

“Tem pessoas que passam fome e a gente ainda joga comida fora. Eu acho que isso deve mudar.” Maicon (501)

O objetivo mais importante desse projeto é o aluno perceber o abismo que há entre o que o ser humano tem direito e o que ele tem realmente, observando o paralelo entre o real (o que está acontecendo no mundo todo) e o abstrato (o que está escrito no papel, em forma de leis e estatutos). E também rever seus valores, percebendo que são muito agraciados e abençoados em relação a muitos seres humanos que vivem de forma subumana.

Percebi que era um momento excelente para trabalharmos mais a fundo sobre “textos de opinião”. Os alunos pesquisaram sobre o assunto para terem conhecimento de causa e escreveram artigos de opinião sobre essa realidade:

DESIGUALDADE SOCIAL

Em minha opinião, o motivo de existirem pessoas sem seus direitos básicos é a desorganização governamental.

O descaso nas áreas de educação, trabalho e saúde, cooperam para a desigualdade social. Nesta mesma desorganização podemos ver poucas pessoas favorecidas e muitas pessoas desfavorecidas, formando, assim, uma desigualdade lamentável.

Por necessidade, muitos deixam de estudar para trabalhar, não tendo como crescer profissionalmente, passando falta de muitas coisas, muitas das vezes não tendo como cuidar da sua saúde.

Todos os cidadãos deveriam viver em igualdade, pois os direitos e leis foram feitos para todos.

Manoella (502)

***

DIREITOS HUMANOS

Muitas pessoas têm de tudo e nem ligam e tem muita gente que gostaria de ter, mas não tem. As pessoas que têm comida em casa, muitas vezes, ao invés de agradecer, desperdiçam, jogando comida fora. Há mais de bilhões de pessoas que queriam um pouquinho do que temos e não têm. Elas morrem de fome e sede enquanto nós desperdiçamos.

Há pessoas na África que não têm nada para comer e tem que andar mais de 20 quilômetros para beber uma água suja, poluída e contaminada e muitas das vezes têm que comer barro para matar a fome. Isso é muito injusto e em minha opinião acontece por causa dos políticos que não ligam para os pobres e só ligam para si mesmo e para a sua classe social.

Patrick (501)




Alunos assistindo apresentação em data show

Mesa redonda





Alguns vídeos que foram apresentados

3 comentários:

Anônimo 21 de setembro de 2009 às 04:49  

A foto ficou muito legal e maneira.

Gabriel Chagas 22 de setembro de 2009 às 04:30  

A foto ficou muito legal e maneira. (2)

Anônimo 22 de setembro de 2009 às 04:34  

Estou um monte de vezes na foto gosto de saber mais sobre tudo gosto de fazer perguntas.Esse dia foi legal sabe um pouco sobre as pesssoas que não tem os seus direitos humanos respeitados!

Postar um comentário